Crash Bandicoot é um jogo icônico que foi lançado pela primeira vez em 1996 para o PlayStation. O personagem principal, Crash Bandicoot, foi criado pela Naughty Dog, uma desenvolvedora de jogos americana. Desde então, o jogo se tornou um clássico e muitas sequências foram lançadas para diferentes plataformas. Alguns anos depois do lançamento original, a versão do jogo para o Dreamcast foi anunciada.

O Dreamcast foi lançado em 1998, produzido pela Sega e ficou conhecido por ser um dos primeiros consoles de videogame a apresentar gráficos 3D muito avançados. A Sega tinha altas expectativas para o Dreamcast, mas o console teve uma vida curta e foi descontinuado em 2001. Apesar disso, o jogo Crash Bandicoot foi anunciado para o Dreamcast em meados de 1999.

A versão para Dreamcast do jogo foi criada pela desenvolvedora Traveller's Tales e publicada pela SEGA. A versão apresentava gráficos aprimorados, mas as mecânicas de jogo eram essencialmente as mesmas do jogo original do PlayStation. Havia ainda adições em relação ao jogo original como conteúdo adicional e novas fases. O jogo também foi elogiado pela jogabilidade, que era coerente com o jogo original.

No entanto, as coisas não correram bem para a versão do Dreamcast de Crash Bandicoot. O jogo foi lançado em outubro de 1999, quando a popularidade do console começou a declinar. Como resultado, as vendas dessa versão do jogo ficaram muito abaixo do esperado, e não foi tão bem sucedido em termos de críticas e popularidade quanto o jogo original.

Em novembro do mesmo ano, a Sony comprou a Naughty Dog, o que significou que o futuro da marca Crash Bandicoot estaria ligado a futuras plataformas da Sony. Por causa disso, nunca houve uma continuação de Crash Bandicoot no Dreamcast, e a versão do jogo permanece como uma curiosidade.

O Dreamcast como um console foi interrompido cedo demais, e muitos jogos promissores foram lançados no final da vida do console. Infelizmente, a versão do Crash Bandicoot para o Dreamcast é um exemplo de um jogo que não recebeu a atenção merecida. Ainda assim, a versão do jogo é muito interessante para os fãs da franquia ou aqueles que têm interesse em colecionar jogos. Por fim, a história por trás da versão do Dreamcast de Crash Bandicoot é um exemplo do quão imprevisível pode ser o mundo dos videogames.